sábado, outubro 07, 2006

Dogville



Tive vontade desligar o dvd quando comecei a ver Dogville. Estranhei a falta de cenário, que é representado por demarcações no chão. Mas (e um mas nessas horas é necessário) à medida que a história do filme se desenvolvia percebi que estava diante de uma das melhores e mais originais obras cinematográficas a que já assistira, sem medo do exagero.

A história: Grace (Nicole Kidman) é uma mulher perseguida por gângsters que se refugia na cidade de Dogvile. Para ser aceita no local ela se submete a prestar favores aos moradores, que no começo rejeitam a ajuda da moça mas que com o tempo passam a explorá-la e a abusar de sua boa-fé nos seres humanos.

Dogville, faz uma alegoria do caráter mesquinho das pessoas. No início somos todos generosos, tendemos a mostrar o que aparentemente temos de melhor. Com o tempo, deixamos transparecer o que somos, "mostramos nossas garras" como coloca o filme.

O diretor de Dogville Lars Von Trier desenvolveu o filme como a primeira parte de uma trilogia sobre os Estados Unidos. A segunda parte, Manderley, já foi lançada. E aqui estou eu curiosa para assisti-la.

5 comentários:

Sérgio Rodrigo disse...

Oi, Kati!

Como está?

Já viu o vídeo em meu blog sobre no último Cinemecos, no Metrópolis? Foi um vídeo que produzi pro blog sobre a última sessão com o filme “Amarelo Manga”. Vão lá prestigiar! Tem o Mayron, o Rodrigo, a Manuela, o Vinícius B. e a Natália.

Abraços,

Sérgio Rodrigo

O link para ver o video é:
http://aponteclandestina.blogspot.com/2006/10/cinemecos-apresenta.html

Obs.: Sim, esta mensagem é uma Spam assumida.

Gabriel Moura disse...

Caralho, essas mensagens do Sérgio estão fodas...

Dogville é realmente incrível, sou particularmente fascinado por esse filme. Ele proporciona um grande envolvimento psicológico com os personagens.

Além disso, as últimas imagens do filme são lindas.

Anônimo disse...

Vi o Dogville no cinema e tive exactamente a mesma sensação de desilução que aos poucos se foi transformando em fascínio. Quanto aos filmes eles estão a estrear por cá e muitas vezes o nome de um filme em Portugal é completamente diferente do Brasil, por isso é natural que não os conheças..

Tâmara Freire disse...

e olha que eu tive esse filme nas maõs e desiti de ultima hora... Não por desinteresse, mas é que vocês sabem que a tecnologia ainda não chegou para mim, entao, o único dvd que eu tinha (mas pifou) ficava la em aracruz. Um dia,quem sabe, eu ainda volto a ver filmes com a mesma frequencia.

Mike Figueiredo disse...

é o melhor filme q a Nicole fez...

to esperando anciosamente o Wasington